• kiirfta

IPT LEVANTA DADOS SOBRE CICLO DE VIDA DE MATERIAIS CIMENTÍCIOS

Administrador News



Estudo realizado em conjunto com quatro universidades brasileiras reúne informações sobre nove tipos de produtos à base de cimento.


Um projeto coordenado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), levantou e reuniu dados dos processos de produção de nove tipos de materiais de construção à base de cimento. As informações foram coletadas na forma de inventários de ciclo de vida (ACV) e farão parte do banco de dados ecoinvent, que tem o objetivo de promover e divulgar, mundialmente, o uso da ACV.


Realizado de janeiro de 2017 a maio de 2018, o estudo foi financiado pela Secretaria Suíça para Assuntos Econômicos (State Secretariat for Economic Affairs - Seco), por meio do projeto Sustainable Recycling Industries (SRI), que visa recuperar de modo sustentável as matérias-primas secundárias de países emergentes e disponibilizá-las para o mercado internacional.


Foram analisados sete tipos de cimento brasileiro (incluindo o clínquer), 12 traços de concreto dosado em central, concreto com fibras, areia, brita, escória granulada de alto forno, argila calcinada e bloco de concreto. Além do Brasil, foram coletados dados em mais dois países sul-americanos: Colômbia e Peru.


O projeto foi realizado em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Escola Politécnica e a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP).


A avaliação de ciclo de vida (ACV) é um estudo desenvolvido para verificar o impacto ambiental de um produto, desde a extração da matéria-prima até sua destinação final. Os dados são calculados e depois consolidados em indicadores ambientais.


Fonte: AECweb

0 visualização

Contate-nos

  • Ícone do Facebook Branco
  • LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
  • Youtube

KIIR - FACHADAS PREDIAIS
Rua Mendes Pimentel, 125 - Recanto Suave - Cotia/ SP - CEP: 06710-655

© 2019  KIIR FACHADAS PREDIAIS

Todos os direitos reservados.